Religiões/Monoteístas

Ficheiro:Sun and Moon creation.jpg
A ideia de "Deus"

A definição de Deus abraâmico é de um Ser Supremo, um espírito dotado de entendimento e de vontade, infinitamente perfeito que existe por si mesmo - porque de ninguém recebeu a existência, ninguém O fez - e de quem todos os outros seres recebem a existência. É o único Ser necessário que existe desde toda a eternidade, sempre existiu e sempre existirá. Deus é Aquele que é.
A divindade, nas religiões monoteístas, é onipotente, onisciente e onipresente, não deixando de lado nenhum dos aspectos da vida terrena.

O monoteísmo (do grego: μόνος, transl. mónos, "único", e θεός, transl. théos, "deus": único deus) é a crença na existência de apenas um só Deus.
Ficheiro:God2-Sistine Chapel.png
 Ehyeh-Asher-Ehyeh

O nome Ehyeh (hebraico: אֶהְיֶה) vem da frase אהיה אשר אהיה "ehyeh-asher-ehyeh" (Êxodo 3:14), geralmente traduzida como Eu sou o que sou.

El
A palavra El aparece em diversas línguas semíticas como o fenício, aramaico e o acadiano. No hebraico אל significa originalmente acima , elevado, alto, e é utilizado para deuses pagãos e para o Criador de Israel, geralmente sendo associado a atributos da divindade como em: El Elyon' ("O mais Elevado"), El Shaddai ("O Elevado Todo-Poderoso"), El Hai ("O Elevado Vivo"), El Ro'i ("O Elevado que Vê"), El Elohe Israel ("Elevado, o Elevado de Israel "), El Gibbor ("O Elevado Forte "). Também é utilizado como sufixo de nomes hebraicos como Gabriel, Daniel, Rafael e outros.  

Elohim
Termo comum usado nas escrituras hebraicas, Elohim (em hebraico: אלהים) é o plural da palavra Eloah (אלוה), considerado pelos estudiosos judeus como plural majestático (pluralis majestatis) ou de excelência (pluralis excellentiæ), expressando grande dignidade, traduzindo-se por "Elevadíssimo" ou "Altíssimo".
Ficheiro:Ac burleygriffin.jpg
HaShem
HaShem (no hebraico: השם) significa O Nome, e é utilizado durante as ocasiões normais da vida cotidiana, enquanto Adonai é utilizado no contexto religioso.
Yah
O nome Yah é composto das primeiras duas letras de YHWH. Aparece frequentemente em nomes hebraicos, tais como o do Profeta Elias.

Títulos dados ao Criador
Avinu Malkenu- Pai Nosso, Rei Nosso
Boreh - O Criador
Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó"
El ha-Gibbor — "Deus Forte".
Emet — "Verdade".
E'in Sof — "Infinito", nome cabalístico de Deus.
Ro'eh Yisrael — "Pastor de Israel".
Ha-Kaddosh, Baruch Hu — "O Santo, Bendito Ele".
Kaddosh Yisrael — "Santo de Israel".
Melech ha-Melachim — "O Rei dos Reis".
Magen Avraham — "Escudo de Abraão".
YHWH-Yireh (Yahweh-Yireh) — "YHWH provê" (Gênesis 22:13, 14).
YHWH-Rapha" — "YHWH cura" (Êxodo 15:26).
YHWH-Nissi (Yahweh-Nissi) — "YHWH nossa bandeira" (Êxodo 17:8-15).
YHWH-Shalom — "YHWH, a nossa paz" (Juízes 6:24).
YHWH-Tzidkenu — "YHWH, nossa Justiça" (Jeremias 23:6).
YHWH-Shammah — "YHWH está presente" (Ezequiel 48:35).
Tzur Israel — "Rocha de Israel".

Cristianismo
Javé ou Jeová são vocalizações comuns do nome pessoal de Deus baseados no tetragrama hebraico.
A maior parte das Bíblias cristãs modernas removeu este nome em quase todas as sete mil ocorrências contidas nas Escrituras Hebraicas, normalmente usando a palavra Senhor ou uma alternativa semelhante.
A remoção foi causada num determinado período, por uma tradição, criada por judeus copistas, que passaram a ter receio de que o nome sagrado fosse usado ou pronunciado de modo indevido ou sem o devido respeito pelas pessoas que tivessem acesso aos textos sagrados.

Em português, El e Elohim são geralmente traduzidos como Deus.



RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
  Crêem em um só Deus. Judaísmo, cristianismo e islamismo são as três grandes religiões monoteístas.


ISLAMISMO
FUNDAÇÃO: Península Arábica, pelo profeta Muhammad (570-632). O nome da religião vem de “Islam”, que em árabe, significa submissão a Deus
MAIS DE 1,3 BILHÃO DE ADEPTOS
DOUTRINA: baseia-se no livro sagrado Alcorão e no atos, ditos e ensinamentos de Muhammad. Os muçulmanos crêem num único Deus (Allah), onipotente, que criou a natureza por meio de um ato de misericórdia. Consciente da debilidade moral da humanidade, Deus enviou profetas à Terra. Adão foi o primeiro e recebeu o perdão divino (o islamismo não aceita a doutrina do pecado original). Muhammad é considerado o último profeta enviado por Deus. Os muçulmanos crêem nos profetas anteriores a ele, que incluem Jesus Cristo
OS MUÇULMANOS SEGUEM CINCO PILARES FUNDAMENTAIS:
1. Testemunhar que “Não há deus senão Deus, e Muhammad é o mensageiro de Deus”
2. Orar cinco vezes em direção a Meca - berço do islamismo e lugar sagrado
3. Pagar o tributo, Zakat, que corresponde a 2,5% da renda anual do muçulmano, para caridade
4. Jejuar no mês de Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer
5. Fazer uma peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições.
HIERARQUIA: não há
LITURGIA: rezam cinco vezes ao dia em direção a Meca. Quando possível, a oração deve ser feita na mesquita
NOME DO TEMPLO: mesquita
PRINCIPAIS RAMOS/DENOMINAÇÕES: sunitas e xiitas
PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES:
RAMADÃ - mês sagrado em que Muhammad recebeu a primeira revelação divina. É o nono mês do calendário muçulmano (lunar), que começa em 622 d.C., com a ida do profeta Muhammad de Meca para Medina. Do amanhecer ao pôr-do-sol, os muçulmanos não podem comer nem beber e adotam a abstinência sexual. O Eid al fitr celebra o fim do jejum realizado durante o Ramadã
EID AL ADHA - A festa do sacrifício. Comemora o sacrifício que Deus exigiu de Abraão, para testar sua fé. Os muçulmanos acreditam que seu filho Ismael ia ser morto, mas foi poupado por Deus
LUGARES SANTOS: Meca, Medina (Arábia Saudita), Jerusalém
PAÍSES EM QUE É MAIS IMPORTANTE: Países árabes, Irã, Indonésia, Paquistão, Turquia

CRISTIANISMO
FUNDAÇÃO: Oriente Médio, por Jesus Cristo, início da era cristã
CERCA DE 1,9 BILHÃO DE ADEPTOS
DOUTRINA: segue a palavra e o exemplo de Jesus Cristo, filho de Deus, que sacrificou sua vida na cruz pela humanidade. A doutrina se baseia na ressurreição de Cristo, na mensagem da fraternidade e na promessa de salvação e vida eterna. Há várias denominações. Dos cerca de 1,9 bilhão de cristãos, cerca de 1 bilhão são católicos, majoritários no Brasil. No país, destacam-se também as igrejas protestantes pentecostais
CATOLICISMO - HIERARQUIA
PAPA - considerado o sucessor do apóstolo Pedro, que seria o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Para o catolicismo, a autoridade papal provém diretamente de Jesus Cristo, por intermédio de Pedro
CARDEAL - mais alto dignitário da Igreja Católica depois do papa. Quando o papa morre, os cardeais se reúnem em conclave (assembléia fechada) para eleger seu sucessor
BISPO - considerado sucessor dos apóstolos; responsável, com o papa, pela administração de uma diocese (união de paróquias)
PADRE - todo batizado que recebeu ordenação sacerdotal. Responsável por uma paróquia ou por serviços da igreja
LITURGIA: a celebração principal é a missa (na Igreja Católica, refere-se à celebração da eucaristia)
NOME DO TEMPLO: Igreja
PRINCIPAIS RAMOS: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Católica Armênia, Igreja Católica Caldéia (Iraque, Síria, Líbano e Egito), Igreja Greco-Melquita, Igreja Maronita (Líbano)
PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES:
NATAL - dia em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo
QUARESMA - Os 40 dias que vão da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, destinados à penitência (arrependimento por falta cometida)
SEMANA SANTA - período que celebra a instituição da eucaristia, a morte de Jesus e sua ressurreição
PÁSCOA - celebra a ressurreição de Cristo
LUGARES SANTOS: Jerusalém, Belém, Nazaré, Roma
PAÍSES EM QUE É MAIS IMPORTANTE: Itália, Brasil, Polônia, México, Filipinas
JUDAÍSMO
FUNDAÇÃO: Oriente Médio, por Abraão, por volta do séc. 17 a.C.
CERCA DE 13 MILHÕES DE ADEPTOS
DOUTRINA: a Torá, livro sagrado do judaísmo, contém a vontade de Deus expressa por meio de preceitos (mitzvot) que os homens devem seguir. A Torá é formada por cinco livros, o Pentateuco. O Telmud (estudo, em hebraico), criação dos rabinos, expande as interpretações judaicas. Os judeus têm a convicção de ser o povo eleito e acreditam num Deus único. A crença tradicional judaica afirma que Deus vai enviar à Terra um “Mashiach” (messias, em hebraico)
HIERARQUIA: não há
LITURGIA: rezam três vezes ao dia: de manhã, à tarde e ao anoitecer. Como sinal de respeito a Deus, cobrem a cabeça para orar, com chapéu ou com um solidéu (kipá)
NOME DO TEMPLO: sinagoga
PRINCIPAIS RAMOS/DENOMINAÇÕES: ortodoxos, conservadores, reformistas e liberais
PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES:
ROSH HASHANÁ - Ano Novo judaico, comemorado nos dias 1 e 2 do mês judaico Tisherei (geralmente setembro ou outubro). A contagem do calendário judaico começa na simbólica criação do mundo. O ano litúrgico termina com quatro dias de jejum em memória da destruição dos templos judaicos, em 586 a.C. e em 70 d. C.
IOM KIPUR - dia do perdão, que é uma das festas mais importantes do judaísmo
SUKOT (tabernáculo) - comemora os 40 anos durante os quais o povo judeu viveu no deserto
HANUKAH (dedicação) - comemora o triunfo dos mavabeus. É a festa das luzes
PESSACH - a Páscoa judaica, que comemora a saída do povo judeu do Egito, onde eram escravos
SHAVUOT (Pentecostes) - celebra o momento em que Deus entregou a Torá, no monte Sinais, ao povo de Israel
LUGARES SANTOS: Jerusalém, Hebron
PAÍSES EM QUE É MAIS IMPORTANTE: Israel, EUA