Sob orientações de Edivan Sampaio Mendes, pedagogo, especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia, professor da FAIARA – Faculdade Integrada de Araguatins, disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia, acadêmicos (as) do 4º período do curso de Pedagogia desenvolveram e apresentaram nesta quarta-feira dia 19 de setembro de 2018 Projetos de Pesquisas relacionados as dificuldades dos alunos das séries inicias do Ensino Fundamental e consequentemente os acadêmicos no que diz respeito ao Ensino e Aprendizagem de alguns temas no tocante a geografia.
Dentre
os temas pesquisados pelos acadêmicos destaco:
1. Meios
de orientação através dos Pontos Cardeais;
2. Conservação
dos recursos hídricos no município de Araguatins;
3. O
relevo do município de Araguatins;
4. As
quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno;
5. Desequilíbrio
ecológico da Ilha do Bananal;
6. Utilização
do computador como ferramenta de ensino e aprendizagem da disciplina de
Geografia na II fase do Ensino Fundamental.
Durante as aulas foi
detectado junto aos acadêmicos do curso de pedagogia dificuldades em relação ao
trabalho de vários temas estudados, daí a necessidade de irem a campo em busca de
subsídios que pudesse fornecer dados para entendermos os reais motivos que leva
os alunos e consequentemente os acadêmicos chegarem a faculdade com
dificuldades, por exemplo, em usar os pontos cardeais como ponto de
referência/localização.
As dificuldades foram
várias, desde a elaboração dos projetos de pesquisas, como elaborar um projeto,
a escolha dos temas, coleta e seleção de dados, pesquisa de campo dentre
outros.
Em relação ao déficit na
aprendizagem de Geografia nas séries inicias conforme as pesquisas e o que foi
relato pelos acadêmicos vão desde a quantidade reduzida de aulas na disciplina,
como formação deficitária dos profissionais que atuam nestas séries, material
didático pedagógico insuficiente e ou defasados quanto ao interesse dos
profissionais leigos na área.
Quanto aos acadêmicos do
curso de Pedagogia da FAIARA destaco o empenho e esforço destes em buscar
minimizar tais dificuldades, uma vez que futuramente estarão em salas de aulas
exercendo a profissão com afinco e no momento oportuno estão buscando sanar
dificuldades para facilitar o desempenho de suas funções corrigindo o déficit
da aprendizagem na disciplina em foco.