15.9.11

SOBRENOMES: SAMPAIO - MENDES

O nome e Brasão Mendes.
Apelido que primitivamente foi patronímico de Mendo, pelo que há muitas famílias do mesmo nome, mas de origem diversa. Alguns Mendes trazem por armas: Partido: o primeiro de vermelho, com um braço armado de prata, movente de partição, empunhando uma espada do mesmo guarnecida de ouro, com a ponta para baixo, enfiando um broquel do mesmo; o segundo de ouro, pleno. Timbre: o braço do escudo, coma espada levantada. Outros usam as seguintes armas: Cortado: o primeiro de azul, com um muro ameiado flanqueado de duas torres de duas torres de prata, laurado e aberto de negro; o segundo partido: o primeiro de vermelho, com um a cabeça de mouro cortada de vermelho e fotada de prata e de azul, o segundo de vermelho, com três lanças de prata, hasteados de ouro, com os ferros para cima, postas 2 e 1. Timbre: a cabeça de mouro do escudo. Estas armas são as que foram concedidas as Manuel Mendes com o apelido de Tânger, mal descritas. Assim se passaram várias cartas de brasão, atribuindo-as ao apelido Mendes. Rui Mendes, cônsul em Antuérpia em 1566, parece que usava as armas abaixo descritas, que se vêem no selo com que firmou em 7 de Agosto do referido ano uma sua carta dirigida a Pedro de Alcáçova Carneiro, mas ainda que as armas fossem suas próprias, não se pode afirmar que representam o apelido Mendes, embora Braamcamp Freira assim o tenha julgado. São tais armas: DE…, com três pássaros, de…., postos 1 e 2, o do chefe e o da direita, volvidos.

As armas dos Mendes
Partido: o primeiro de vermelho, com um braço armado de prata, movente da partição, empunhando uma espada do mesmo guarnecida de ouro, com a ponta para baixo, enfiando um broquel do mesmo; o segundo de ouro, pleno.



Nome e Brasão Sampaio

Brasão: Esquartelado - o primeiro e o quarto de ouro, com uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho; o segundo e o terceiro xadrezado de ouro e negro, de sete peças em faixa e oito em pala; bordadura de vermelho, carregada de oito fuzis de cadeia, abertos, de prata (em forma de S). Timbre - A águia do escudo, com um fuzil também do escudo no peito. Sobrenome português, classificado como sendo um toponímico, pois o nome derivou de uma localidade. Os Sampaios procedem de Vasco Pires de Sampaio, filho de Pedro Álvares Osório, senhor da Casa de Vila-lobos, Conde de Trastamara e primeiro Marquês de Astorga, em Galiza. Tomou o nome da Honra de Sampaio, localidade junto a Vila-flor. Tal local tinha este nome em homenagem a Sampaio, o nome vem de Sanctus Pelagius (Santo Pelagius) que depois se transformou em Sam Peaio e posteriormente em Sampaio, Pelagius era um antigo nome em latim que significava "marinho".